AGÊNCIA BAILA
2023 - São Paulo - SP - 440m²
Equipe: Guilherme Leme e William Duarte
Construção: Alba (Tatiana Barcellos e Estela Alves)
Fotos: Gui Uemura
O escritório foi convidado a conceber e desenvolver o projeto dessa agência de publicidade que ocupava anteriormente uma casa no Jardim Guedala. Ao passo que no antigo endereço tinha seus departamentos fragmentados, na nova ocupação - em uma laje inteira adquirida no edifício Lacerda (projeto de Isay Weinfeld) na Vila Madalena - há uma setorização das diferentes áreas somente por grupos de mesas, tendo a maioria dos ambientes abertos e conectados entre si.
Anteriormente estruturada como Z515, a agência mudou sua composição societária e ganhou nova identidade. O escritório atuou não só no projeto arquitetônico, mas também na decoração e escolha de objetos. A maior parte do mobiliário foi selecionada em um processo feito a quatro mãos com o fundador e CEO da agência, aproveitando-se do acervo existente em casas da sua família. Peças foram garimpadas no antigo apartamento do pai, no sótão da sogra e em um depósito na residência do próprio fundador. Não à toa, a agência foi permeada com áreas de respiro com “cara de casa”, premissa do projeto para criar uma ambiência informal e descontraída à equipe e aos visitantes.
As paredes do núcleo central de circulação do prédio foram preenchidas internamente com uma estante que circunda a agência. A sala de reuniões pode configurar-se como um único ambiente amplo ou, por meio de um painel acústico e uma mesa customizada que se abre em duas, transformar-se em dois ambientes menores e independentes. Encontros e reuniões mais informais podem ser feitos nas varandas e outros espaços. Para ligações telefônicas e chamadas de vídeo que precisam de privacidade, foram criadas duas pequenas cabines acústicas. Um móvel desenhado pelo escritório e executado pela marcenaria ocupa o centro da agência e permite cinco diferentes configurações: apresentação, reunião, ping-pong, auditório e exposição.
