APARTAMENTO OKA

2017 - São Paulo - SP - 423m²

Colaboradores: Guto Vicentainer e Maria Raquel Rangel

Construção: Yazbeck

Paisagismo: Rodrigo Oliveira

Fotos: Ricardo Bassetti (todas internas). Fachada do edifício OKA (1ª foto): Leonardo Finotti

Fornecedores: Marcenaria: Padrão Móveis/ Armários Cozinha: Securit/ Iluminação: Cia de Iluminação/ Guilhotina: Girometal / Ladrilhos: Brasil Imperial / Pastilhas de vidro: Vidrotil / Metais: Hansgrohe / Caixas de descarga embutidas: Geberit / Piso de madeira: Indusparquet/ Bancadas: Di Mármore / Boxes: Casa dos Vidros

Esse apartamento foi concebido simultaneamente à construção do OKA, edifício com incorporação da Idea Zarvos que tem projeto assinado pelo arquiteto Isay Weinfeld. Situado em um trecho alto de encosta na Vila Madalena, permite visuais de boa parte da zona oeste de São Paulo. Assim como em outros prédios dessa incorporadora, praticamente todos os elementos estruturais e prumadas estão no perímetro ou núcleo de circulação do apartamento, permitindo grande flexibilidade de alterações no layout.

Projetado para um casal com três filhos, a extensa área do apartamento permitiu uma distribuição bem delimitada das áreas social, íntima e serviço – que possuem conexões independentes - sem prejuízo da sensação de fluidez e amplitude. A escolha cuidadosa de poucos materiais que se repetem ao longo dos ambientes reforça essa sensação. Piso em madeira cumarú e mobiliário em madeira freijó. Pastilhas de vidro e quartzo resinado nos banheiros. Ladrilhos hidráulicos e laminado melamínico nas áreas de serviço e lavabo. Paredes, tetos e portas – todas sem guarnições – pintados de branco. Somente no hall social, madeira natural ripada nas paredes e teto marcando a transição entre sala e circulação íntima. E neste longo corredor a dimensão é suavizada e a luz natural entra graças às generosas aberturas de correr da sala de tv e escritório.

Uma grande estante de madeira com requadros de dimensões, posições e usos variados faz um “L” nos limites das áreas de estar e jantar e possui uma abertura guilhotina que separa ou une cozinha e sala. Desde a concepção até o rigoroso detalhamento, todo processo de projeto teve a fundamental participação do casal de clientes, ambos arquitetos de formação.